J.C. "— Por que você escreve? C.L. "— Vou lhe responder com outra pergunta: — Por que você bebe água?" J.C. "— Por que bebo água? Porque tenho sede." C.L. "— Quer dizer que você bebe água para não morrer. Pois eu também: escrevo para me manter viva." Clarice Lispector
6.10.24
9.9.24
3.6.24
A sabedoria do simples:
1.6.24
6.5.24
+ Gentileza!
Pois cada dia os homens estão mais insensíveis.
Despertar o amor, gera gentileza.
Gentileza é humanidade.
4.5.24
27.4.24
11.4.24
EXPECTATIVA X. REALIDADE
Sim, é muito frustrante viver para atender as expectativas alheias Isso lhe causa alto custo de energia (desperdício).
Atender às suas próprias, é o que de fato importa. Isso merece todo empenho e esforço, pois dão sentido e impulsionam a ir mais longe. Pois a vida já propõe bastantes desafios diariamente. , isso já basta!
Viver sem si dar créditos; sem se permitir, sem sonhar, sem acreditar é a perfeita receita de frustração .
Estar vivo só é sinônimo de existir no dicionário, à vera, só se faz presente mesmo quando se ausenta do grande espetáculo, quem tem coragem de encarar cada cena e cada novo capítulo de sua história.
Não tema as derrotas, as tentativas sem o sucesso esperado, tema não tentar, não mudar, não avançar, não realizar, não mergulhar no oceano da vida. Tema desperdiçar a luz que um dia lhe foi acendida.
Lembre, oportunidade após avaliada as probabilidades entre certos e erros. Você já venceu quando não tinha a menor noção do que estava se metendo; então avante...
Frustração faz parte do cardápio da vida, é um prato amargo, mas há muitos opções deliciosas a se degustar entre a #expectativa e a #realidade.
Por: __D.Castro__
10.4.24
Qual a hora certa para o perdão ?
Perdão é um ato profundo que irradia do coração e tem poder de curar corpo e alma.
Seu sonido atravessa desde as esferas terrestres até os copos celestes,
Liberando gerações de descendentes.
Perdão é uma luta travada de dentro pra fora.
Por isso, exige coragem e resiliência.
Embora seja simples, não é fácil;
E nessa guerra da razão e emoção,
Perde-se muito tempo pra executar o perdão.
Tempo que muito se fala, muito se espera, mas pouco se encontra.
Ele está presente, a gente que vive ausente olhando o passado ou vislumbrando o futuro, sem se dar conta que ele escorre entre os dedos.
E nesse jogo vai se postergando o perdão:
Preparando o espirito,
Buscando fôlego de coragem,
Sentindo medo e vergonha,
Preso ao orgulho,
Esperando uma data especial, um tempo, tempo, tempo...
O tempo não para e mudam-se as estações,
Esperando que haja uma próxima vez...
Quando não damos conta nem do próximo segundo,
Quem dirás de mais um dia nesse mundo!
A verdade é que a hora é agora e sem demora.
Uma simples atitude de ir até outro muda o rumo de histórias.
Perdão é liberdade.
“Seu Pai celestial os perdoará se perdoarem aqueles que pecam contra vocês. Mas, se vocês se recusarem a perdoar os outros, seu Pai não perdoará seus pecados."
(Mateus 6:14,15)
#perdao
#tempo
#duvida
#medo
#DCastro
13.3.24
16.2.24
Quando Estou Ansioso
Deveríamos seguir o padrão de Jesus e Paulo. Deveríamos lutar contra a incredulidade da ansiedade com as promessas da graça futura. Quando estou ansioso sobre alguma nova aventura ou encontro arriscado, luto com uma das minhas promessas mais frequentemente usadas: Isaías 41:10. O dia que parti para Alemanha, para ficar três anos ali, meu pai me ligou de uma longa distância e me deu essa promessa ao telefone. Por três anos eu devo ter citado-a para mim mesmo umas quinhentas vezes em meio a períodos de tremendo estresse. "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (Isaías 41:10). Quando o motor da minha mente está no neutro, o zunido do sistema de marchas é o som de Isaías 41:10.
Quando estou ansioso sobre meu ministério ser inútil e vazio, eu luto contra a incredulidade com a promessa de Isaías 55:11: "Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei."
Quando estou ansioso sobre ser muito fraco para realizar o meu trabalho, eu luto contra a incredulidade com a promessa de Cristo: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9).
Quando estou ansioso sobre decisões que preciso tomar sobre o futuro, eu luto contra a incredulidade com a promessa: "Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho" (Salmos 32:8).
Quando estou ansioso sobre encarar oponentes, eu luto contra a incredulidade com a promessa: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31).
Quando estou ansioso sobre o bem-estar daqueles a quem amo, eu luto contra a incredulidade com a promessa que se eu, sendo mau, sei como dar coisas boas para os meus filhos, "quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?" (Mateus 7:11). E luto para manter meu equilíbrio espiritual com a lembrança que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor a Cristo "que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna" (Marcos 10:29-30).
Quando estou ansioso sobre ficar doente, eu luto contra a incredulidade com a promessa: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra" (Salmos 34:19). E tomo a promessa com temor: "A tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" (Romanos 5:3-5).
Quando estou ansioso sobre estar ficando velho, eu luto contra a incredulidade com a promessa: "Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei" (Isaías 46:4).1
Quando estou ansioso sobre morrer, eu luto contra a incredulidade com a promessa que "nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos" (Romanos 14:7-9).
Quando estou ansioso sobre a possibilidade de naufragar na fé e me afastar de Deus, eu luto contra a incredulidade com as promessas: "aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6); e "também pode salvar totalmente os que por ele [Cristo] se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:25).
Essa é a forma de vida que ainda estou aprendendo à medida que me aproximo dos meus cinqüenta anos. Estou escrevendo este livro na esperança, e com a oração, que você se unirá a mim. Lutemos, não contra outras pessoas, mas contra nossa própria incredulidade. Ela é a raiz da ansiedade, a qual, por sua vez, é a raiz de muitos outros pecados. Assim, liguemos nossos pára-brisas, o jato de água e mantenhamos nossos olhos fixos nas mui grandes e preciosas promessas de Deus. Tome a Bíblia, peça auxílio ao Espírito Santo, guarde as promessas em seu coração, e lute o bom combate – viver pela fé na graça futura."
Por: John Piper
#Johnpiper
#ansiedade #Deus #fe
#confianca #descanso
#promessa. #coracao
8.2.24
2.2.24
25.1.24
"Na busca por Deus, muitas pessoas tendem a procurar pelo miraculoso e o sobrenatural. Em vez disso, deveríamos prestar atenção no comum: despertar, dormir, e acima de tudo, sonhar; aquilo que lembramos e do que esquecemos, o que nos faz sorrir e chorar, o que nos alegra e o que nos deprime. Deus fala por intermédio dos eventos mais comuns do dia..."
(REDERICK BUECHNER)
23.1.24
20.1.24
19.1.24
Viva!!!
10.1.24
Cada um oferece o que transborda de dentro de si
Cada um oferece aquilo que tem e transborda de dentro de si.
Uma parreira oferece doce fruto, uma orquídea nos oferece bela flor. Um vulcão só oferece desolamento, calor, mau cheiro e larva, e não é segredo que uma cobra peçonhenta não te oferecerá mais que mortífero veneno.
É bem verdade que podemos reunir tudo isso dentro de nós, mas lembre-se: as pessoas oferecem o que transborda de dentro de si. Quando fizeres o bem a uma serpente, não espere que ela te retribua com uma rosa, por que não é o que transborda de dentro dela.
Quando fizeres bem a uma serpente, faça-o por que é este bem que transborda de dentro de ti, e é justo que compartilhemos o que de bom nós temos em excesso.
Esse deve ser teu único pensamento e expectativa: dê a quem precisa, não espere de quem não tem. Isto te dará felicidade e te privará de decepções.
E não te eximas de fazer o bem à serpente, porque algumas coisas não nos cabe reprovar ou punir, apenas compreender...
Autor: Augusto Branco